sábado, 5 de março de 2011

O caudal de fatores que alimentam a corrupção policial

O Jornal eletrônico O Globo Online veiculou, no último dia 25, matéria - reproduzida parcialmente - expondo o caudal de fatoresque alimentam a corrupção policial e as soluções apontadas por especialistas.

Segundo o antropólogo Nívio Caixeta, Integrante da ONG internacional Altus, que trabalha com controle de polícia em várias partes do mundo: É muito melhor falar em controle da corrupção do que em fim, até porque não há uma instituição livre de algum de seus membros cair na tentação da corrupção. No que se refere à polícia, vários países já demonstraram ser possível mudar velhas práticas. Mas só punição exemplar não vai resolver o problema da corrupção.

Na visão de Cláudio Weber Abramo, mestre em filosofia e presidente da ONG Transparência BrasilNo Caso da polícia as soluções estão sempre, fundamentalmente, na prevenção, e não na punição (...) Além de punir é preciso criar mecanismos eficientes de controle do trabalho policial. A polícia é uma área muito difícil porque o policial está em contato direto com o crime, e isso faz com que ele se exponha mais à corrupção. Mas há mecanismos de controle, que podem estar em como montar as equipes e como organizar diligências, por exemplo. Uma Justiça funcionando bem também ajuda.

No entendimento da socióloga Sandra Carvalhodiretora da ONG Justiça GlobalO que a gente ver em muitos casos é uma açãoprotecionista com policiais que cometem crimes. Não há investigação rigorosa e provas somem dos processos. Esse é um aspecto da impunidade que alimenta a corrupção.

Acrescentam os especialistas que, paralelamente, há necessidade de se garantir melhorias salariais e valorização policial como atalhos para o sucesso do combate à corrupção. O segredo está em atacar o conjunto de razões que leva um policial a ser corrupto.

A esse respeito, Nívio Caixeta complementa: Existe, sim, o corruptor do policial, e a população tem que entender qual é o seu papel ai. A pequena propina pode resolver aquele pequeno problema, é parte dessa engrenagem da corrupção. Será que a sociedade está preparada para uma polícia que não se corrompe?.
Veja matéria na integra no endereço eletrônico: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/09/25/297887251.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário