quarta-feira, 13 de abril de 2011

Delegado geral afirma que corrupção dos policiais dificulta investigações

Elias Nobre destaca que o envolvimento dos policiais com traficantes e truques para burlar a cena do crime dificultam as investigações.


O trabalho de investigação da Polícia Civil no Rio Grande do Norte está cada dia mais infectado pela corrupção dos policiais com o crime. Esse foi o destaque da entrevista com o delegado geral de Polícia Civil, Elias Nobre, em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, na manhã dessa quarta-feira (24).

“Hoje, o trabalho da Polícia Civil é dificultado pela corrupção dos policiais com os grupos mais perigosos, com a conivência e participação dos policiais que conseguem descaracterizar o crime, tirando os vestígios e indícios de crimes”, afirma Elias Nobre.

Ele conta ainda que a corrupção dos policiais atrapalha muito a investigação porque trabalham em paralelo com a segurança pública e esses policiais são os mais perigosos. “Esperamos prender esses bandidos (da Polícia) porque esses são mais perigosos porque recebem o salário do cidadão, arma e identidade funcional para prender os criminosos e tem a prerrogativa, envolvem-se com outros criminosos”, disse. 

O delegado lembrou que além do envolvimento dos policiais nos crimes, eles participam das execuções e das extorções quando os traficante se negam a pagar a propina e ainda trabalham na eliminação da concorrência, no mundo do crime, nos roubos e furtos.

Além desse problema, o delegado geral de Polícia Civil aponta a carência de material humano como outro fator que dificulta as investigações. “Estamos na fase final de um concurso que irá aumentar a quantidade de delegados, escrivãos e agente de polícia nas ruas. Com isso, vamos criar a divisão de homicídios e a chegada de outros policiais nas delegacias também”, disse.

Durante a entrevista, o delegado foi questionado sobre os homicídios e os grupos de extermínio existentes na área metropolitana. “Desde o ano passado estamos investigando os homicídios na área metropolitana através do trabalho de inteligência com os grupos que agiam na região de Macaíba e São Gonçalo”, destacou Elias.

Segundo ele, nesses grupos existem pessoas ligadas ao tráfico de drogas e as vítimas – geralmente - também são envolvidas com drogas. “Esses bandidos estão sendo presos, mas a Polícia tem cuidado com o trabalho de inteligência para que não fique nenhum solto e consiga articular a ação com outros grupos”, destacou. 

O procedimento da Polícia após a comprovação da corrupção policial é o afastamento imediato, encaminhamento a corregedoria e depois a demissão, no caso da Polícia Civil e expulsão, no caso da Polícia Militar.

Sobre o concurso - que está em fase final - o delegado geral de Polícia acredita que a chegada dos novos policiais até o segundo semestre o trabalho investigativo vai melhorar. "Vamos dar um salto de qualidade em recursos humanos no sentido de identificar e avançar nas investigações, além de termos mais veículos e armamentos. O Governo do Estado está fazendo seu papel: o concurso vai convocar 9 delegados, centenas de agentes e escrivãos, totalizando 540 policiais", frisou. 

O delegado comentou ainda que as características do crime de extermínio são feitas quando o criminoso é levado para determinado local, executado com arma de fogo - geralmente de grosso calibre - e vários tiros, como no caso dos chineses. Sobre o assunto, Elias Nobre disse não querer falar sobre o assunto, temendo atrapalhar as investigações. 

Os casos de estupros na região metropolitana de Natal, em Extremoz e São Gonçalo também foram comentados. "As investigações estão sendo feitas. O crime de estupro é repugnante e quando os criminosos são presos, tem que ser isolados na cadeia", destacou. Elias lembrou o caso dos quatro estupros na granja de São Gonçalo onde os casos foram resolvidos, com identificação e prisão dos bandidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário