domingo, 18 de novembro de 2012

Comandantes de unidades com PMs corruptos serão punidos no RJ


Motorista abre a carteira para pagar propina a policial (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Policiais militares do BPRv abordavam motoristas e cobravam propina (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
O recado foi dado: a partir de agora comandantes de companhias e chefes do setor de inteligência de batalhões que tenham em seus quadros policiais corruptos também serão punidos. A punição, segundo o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, poderá ir da advertência à prisão. Em ação contra o recebimento de propina em estradas, oito policiais foram presos até as 13h30 desta quarta-feira (14).
"Estamos na rua 24 horas mas não é para roubar, é para dar segurança à população. Quando assumi o comando avisei que ia acabar com a corrupção. Os policiais estão sendo vigiados e quem não se comportar ou mudar  vai perder o emprego. O mundo mudou, o Brasil mudou e a PM também vai mudar. A gente quer uma PM seja  digna, respeitada e,num sonho, amada também", disse o comandante-geral, que desde que assumiu o comando da PM em setembro de 2011 já afastou 350 PMs, sendo 294 deles este ano.
A operação batizada de Mercúrio, realizada pela Corregedoria da Polícia Militar, a 7ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, em várias cidades do estado do Rio de Janeiro, começou por volta das 5h. Dos nove mandados de prisão contra policiais militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), oito foram cumpridos.
Foram presos os sargentos Carlos José Estevam, Jefferson Barcelos, Marcelo Lourenço Brandão, Carlos Eduardo Rocha Aguiar, os cabos Edenilson Borges da Silva, Alex, Wermelinger, Josley Sebastian Sardela Antunes e o soldado André Luiz Brayner. Todos trabalhavam no Posto Teodoro de Oliveira, do BPRv, em Nova Friburgo, na Região Serrana. Eles vão responder por concussão e corrupção passiva. Pelo menos cinco motoristas que pagaram as propinas, vão responder por corrupção ativa na Promotoria de Nova Friburgo.
Policial receb propina de motorista (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Motorista abre a carteira para pagar propina a
policial militar (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Segundo o coronel Costa Filho, o comandante da companhia e o chefe de inteligência do setor também serão punidos.
Eles serão responsabilizados pelos atos de seus subordinados. As punições podem variar de advertência à prisão de 30 dias.
"Se a corrupção acontece e não é coibida é porque aquela unidade está sem comando. A inteligência tem de vigiar os policiais e o comando tem que ser informado sobre o que acontece na unidade. São não fizeram nada para acabar com esse esquema de corrupção, eles foram omissos", disse o coronel Erir Costa Filho.

De acordo com o promotor Décio Gomes, do Gaeco, os policiais estavam sendo investigados a cerca de dois meses. Eles cobravam propinas de motoristas que poderiam ter alguma irregularidade em seus carros. As propinas variavam de R$ 150 a R$ 10 e em alguns casos, segundo Gomes, os policiais pediam às vítimas que comprassem determinado produto e depois passavam nas lojas para pegar.

"Num dos casos, o PM pediu a propina e a vítima não tinha como pagar. Com medo de represália, por passar com frequência por aquele posto de policiamento, a vítima fez um depósito bancário em nome do policial corrupto", contou o promotor.
De acordo com informações da polícia, as ações ocorrem em cidades como Miracema e Carmo, na Região Serrana, e Cachoeiras de Macacu, nas Região das Baixadas Litorâneas.
Os presos foram encaminhados para a sede da Corregedoria da PM, em Neves, no município de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, para passarem pelo exame de corpo de delito. Eles ficarão presos na Unidade Especial Prisional da PM, em Benfica, no subúrbio do Rio.
Fonte site http://g1.globo.com